O projeto Desapropriam-me de mim, aprovado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros de 2014, tem como principal objetivo: ações afirmativas em negritude.

Para cumprir o potencial sócio educativo que ele tem e tendo em vista algumas estratégias já estabelecidas nacionalmente, como politicas de cotas e inclusão de ensino da história e cultura afro-brasileira,  serão ministradas seis oficinas destinadas a educadores (ministradas pelo arte-educador Nelson Sebastião) e a circulação de uma exposição por doze escolas públicas de Curitiba/PR.

Reescrever esta história através destas obras, e utilizar delas para as contra-partidas sociais destinadas a escolas que necessitam da implementação da lei de ensino de história e cultura afro-brasileira, é tornar a história lúcida e, portanto, positiva. Pode-se dizer que ao vestir estas negras, trazemos ao consciente coletivo a sua identidade, pois as roupas “agora vestem seus próprios eus” (Stallybrass, 1993, p. 17).

Obs. Caso você tenha interesse em levar as oficinas e exposições a sua escola, favor entrar em contato com os endereços que estão no rodapé deste site.