“Rosana Paulino, artista visual, pesquisadora e educadora. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP.”. É o que tem no cabeçalho de seu site, mas por mim poderia estar escrito: “Aqui você encontra uma referência incrível de uma artista negra!”.
É um tanto difícil falar de apenas um trabalho de Paulino, pois, além de ser artista visual, é também educadora. Inclusive, vale a pena dar uma conferida em seus artigos e teses. Todos eles estão disponíveis no site referência no rodapé deste post.
O trabalho de Rosana Paulino pode ser visto como lemos um livro: as camadas de leitura entre um trabalho e outro são encantadoras! Nele existe uma narrativa bem clara e sensível que aponta para as questões relacionadas a gênero, questões sociais, negritude, violência, maternidade, protagonismo da mulher negra (ou a ausência dele e suas marcas) e ancestralidade.
A artista utiliza de técnicas mistas para seus trabalhos, sendo que, em sua maioria, a pesquisa iconográfica é bastante presente, e fundamental. Paulino usa a memória, suas teias (e porque não falar dos fios condutores de memória?) e significantes para transformar e enfrentar o imaginário negro.
Para conhecer melhor a história de Rosana Paulino vale a pena dar uma olhada neste vídeo aqui:
Rosana Paulino – legendado from célia antonacci on Vimeo.