Como é de conhecimento de todos, Desapropriam-me de mim é apoiado pelo edital Funarte de Fomento a Artistas e Produtores Negros, o que fez conhecer outros 44 trabalhos incríveis espalhados por esse nosso Brasil. Dentre eles, encontrei o de Danilo Aworan, a quem costumo chamar de multiartista pois desenvolve trabalhos como animador, designer (formado pela Universidade Federal da Bahia), roteirista, ator, diretor e também proponente e criador do curta metragem Solzinho de Raios Encaracolados.
O roteiro do curta de Aworan, aprovado pelo edital da Funarte, é desenvolvido e destinado ao público infantil e tem como personagem principal o Solzinho, que nasce com raios solares diferentes. A animação conta ainda com outros personagens negros em uma narrativa que problematiza questões de racismo e de autorrepresentação.
É importante ressaltar que a autorrepresentação acontece do início ao fim deste projeto, desde a concepção do roteiro até a distribuição que será feita pela Aworan (Imagem em Yorubá). Em Solzinho a maioria dos atores envolvidos no elenco são negros. O curta conta ainda com a presença de Juarez Alves (voz de Solzinho) e Malu Vale (voz de Ayana).
Solzinho de raios encaracolados tem previsão de estreia para julho/2016. Essa outras informações estão disponíveis na fanpage do projeto no Facebook.